sábado, 23 de outubro de 2010

“Adoração é antes de mais nada serviço, ter coração de servo”

“O ministério de música não é um direito dos talentosos, mas sim o privilégio estendido aos comprometidos”

‘O ministério da música não é o “brilho das luzes” como muitos preferem, mas a doçura espiritual de ser simplesmente “ninguém” que possa ser usado poderosamente pelo Senhor’ (Keith Green )

Em Crônicas 15:16 e 16:41 e 42 vemos que os músicos eram “designados” , “escolhidos”, “ordenados” ao ministério sacerdotal de louvor e música. A partir da sua escolha, havia necessidade de total compromisso de vida, e responsabilidade com este ministério.
Em Amós 9:11 lemos: Naquele dia tornarei a levantar a o tabernáculo de Davi, que está caído. E repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos.”
Para que este propósito seja realizado pela igreja em nossos dias, é fundamental que este ministério seja encarado com toda a seriedade.
Infelizmente, o único requisito exigido para os “levitas musicais” em muitas igrejas, tem se limitado apenas à sua capacidade e talento musical. Devemos entender que a música ocupa uma área estratégica e vital na vida espiritual da igreja, e portanto as pessoas devem se tornar participantes deste ministério após uma boa consideração e oração a respeito.
Queremos deixar claro que o ministério não contempla apenas cantores e instrumentistas, mas todas as atividades envolvidas para que haja pleno funcionamento da área. As áreas básicas são: Cantores, Instrumentistas, Mesa de som, Retroprojetores, etc.

REQUISITOS MÍNIMOS

1. CONSAGRAÇÃO –
Sermos separados por Deus, pois do contrario oferecemos indignidade no santuário.

2. SER UM ADORADOR – (24 horas por dia, com ou sem instrumento e com ou sem voz)
Caso contrário será insensível, auto propagador (show), e sem  o toque do Espírito Santo.

3. TER UMA VIDA DE TESTEMUNHO
I Timótio  4:12 … sê um exemplo para os fieis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza, Vida com Deus é uma vida de autenticidade cristã, uma vida consistente, onde o povo é abençoado.
Queira ou não, quem ministra é tomado como exemplo de vida espiritual para o povo.

4. TER CONVIVÊNCIA NO CORPO
Romanos 12:10 – Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Fil. 2:3 – “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade. Cada um considere os outros superiores a si mesmo”
Não permitir que haja o “espírito de Caim” … acaso sou eu guardador do meu irmão?

5. COMPROMISSO
Será esperado sua participação em todas as reuniões normais da igreja, tais como pré-oração, ceia, jejum, etc, - escalados ou não (com exceção dos imprevistos justificáveis)
É imprescindível assiduidade e pontualidade nos ensaios e  semanais ( as faltas devem ser justificadas)

6. IRRADIAR
É importante que a nossa expressão facial e corporal irradie (brilhe) e expresse alegria, liberdade e vida do Espírito Santo. Deve ser natural sorrir, o levantar as mãos, bater palmas, dançar, ajoelhar e outras formas de adoração.

7. AMOR A CAMISA
Quando à paixão pelo ministério, temos prazer, alegria, motivação para o serviço.


ESPECIALMENTE PARA CANTORES E INSTRUMENTISTAS

1. CHAMADO

Todo ministério para ser bem sucedido, tem que ser primeiramente chamado por Deus ( foi assim com Paulo, Pedro, Moises e outros)

2. UNÇÃO
I Samuel 16:23 … Os espíritos malignos fugiam de Saul, não por causa da capacidade de Davi, mas pela ação do Espírito Santo
A música não convence ninguém do pecado; Quem convence é o Espírito Santo

3. PERÍCIA
I Crônicas 25:7 …afiados…destreza,…desprendimento,… dominar bem, etc
A falta de habilidade faz com que o músico se distraia. Devemos poder tocar de forma a não exigir grande esforço de concentração, a fim de estarmos sintonizados  à disposição profética do Espírito.
Deve ser buscado aprimoramento através de aulas de aperfeiçoamento através de aulas de aperfeiçoamento na sua área (vocal ou instrumental), e através dos ensaios durante a semana.

4. RESPEITO AOS PADRÕES DO VESTUÁRIO
I Corintios 10: 23-24, 31-33…Todas as coisas me são lícitas, mais nem todas as coisas me edificam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário