terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fé como um grão de mostarda!!

Sempre fiquei intrigada com esse sentimento, alias a fé nem mesmo é um sentimento, a fé é uma convicção, uma decisão, uma atitude que vem de aceitar que nem tudo é explicável, palpável ou previsível.
O irônico é observar que mesmo as pessoas que dizem não ter fé na verdade tem, tem fé que amanha será um novo dia, que ao lançar a semente na terra esta florescerá....
O Vander ganhou um presente da Rejane por estes dias que tem falado muito ao meu coração, trata-se de um chaveiro onde há um grãosinho de mostarda e atrás dele uma grande árvore com o seguinte dizer: Se tiver fé  como  um grão de mostarda nada lhes será impossível”
Aí a gente vê que a fé não é mesmo um sentimento, nem mesmo apenas decisões, mais quando direcionada pra pessoa certa, ela é poder pra transformar toda e qualquer situação!
O próprio Jesus nos ensina isso, Ele disse aos seus discípulos:
“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.” – (Lucas 17.5,6)
"Disse-lhess ele: Por causa da vossa pequena fé: pois me verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível." - ( Mt: 17. 20).

Para entender um pouco sobre a fé passei observar aquele grão, o que é ter fé como um grão de mostarda afinal?
O grão de mostarda é o menor dos grãos, uma sementinha minúscula, porém se for plantado, regado, cuidado ele se torna a maior das hortaliças.
Só pra deixar claro Jesus não estava se referindo ao tamanho do grão mais sim a capacidade de crescimento, ele não diz que uma fé pequena faz grandes coisas, mais sim que uma fé como o grão de mostarda poderia crescer e se multiplicar, se tornando maior, ele compara a eficácia desse grão a eficácia de uma fé aplicada a cada dia na vida do crente.
Na verdade quando Jesus disse isso Ele dizia que é preciso semear nossa fé, aplicá-la, usá-la diariamente. O grãosinho de mostarda do chaveiro do Vander não vai nunca produzir fruto nenhum, porque  nós não vamos plantá-lo!! Assim a fé se não for utilizada, se não for semeada no nosso dia a dia, em pequenas coisas, não vai produzir fruto algum e muitas coisas ainda vão ser impossíveis a nós!!!
Não basta ter uma pequena fé, ela precisa ser como um grão de mostarda!!!
Por isso agente vê no livro de Thiago que a fé sem obras é morta, aqui ele não esta falando em boas obras mais sim em obras de fé! A fé para ser viva precisa ser rodeada de obras de fé, como o grão de mostarda, ele precisa ser semeado para gerar vida, nossa fé precisa de obras de fé para que cresça e não morra.
Obras de fé são coisas que fazemos pela nossa fé, como Noé que construiu uma arca, Abraão que deixou sua terra e entregou a Isaque, como Moises e o povo que atravessaram o mar Vermelho  e comiam maná diariamente no deserto.
Ir a igreja, orar, ler a Bíblia, tomar decisões baseadas na palavra de Deus e não nas circunstancias, entregar o dízimo, guardar os mandamentos, tudo isso  são obras de fé, que nos habilitam a fazer coisas grandes. Nós precisamos usar a nossa fé, semeando, colhendo, semeando  novamente, e assim nada nos será impossível!!!

Um comentário:

  1. NUSSA! Q LINDO EU SOU EVANGÉLICA MAS EU NUNCA HAVIA ENTENDIDO DESSA FORMA É MTO LINDO Q DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir